Goiás Parcerias realiza 2ª edição do curso "PPPs e Concessões" com estudos de casos de sucesso

 

 

Foi realizada na tarde da última quinta-feira (16) a última aula do curso "PPPs e Concessões - Estudos de casos de sucesso" promovido pela Goiás Parcerias em conjunto com a Escola de Governo.

No último encontro da formação, o tema abordado foi Naming Rights de equipamentos esportivos. Os palestrantes do dia foram a secretária executiva de Desestetatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Tarcila Peres, e Cláudio Macedo, CEO da arena Allianz Parque. Os participantes falaram sobre a modelagem, execução, benefícios e desafios dos projetos que possibilitam o direito de uso de marca e imagem de espaços esportivos e de lazer.

Os servidores presentes puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o modelo de negócio do Allianz Parque (@allianzparque), uma das maiores arenas esportivas e de entretenimento do país, localizada na cidade de São Paulo. O Secretário de Esporte e Lazer de Goiás (@seelgoias), Henderson Rodrigues, mediou o encontro. A coordenadora de projetos da Goiás Parcerias, Patrícia Soares, uma das idealizadoras do curso, também esteve presente juntamente com o presidente da companhia, Diego Soares, e o diretor técnico, Heitor Camargo.

O curso

Aproximadamente 100 servidores estaduais tiveram durante quatro dias a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a execução e gestão de projetos de Parcerias Público-Privadas e concessões, com relatos de renomados profissionais que atuam no mercado e responsáveis por liderarem grandes parcerias de sucesso entre os setores público e privado. 

O primeiro encontro teve como tema "Concessões de Parque Ecológicos - Parque Nacional Cataratas do Iguaçu". A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve  , Andréa Vulcanis  , participou como palestrante e falou sobre os investimentos do Governo de Goiás nas unidades de conservação. Os presentes também tiveram a oportunidade de ouvir a gerente geral de Uso Público do ICMBio, Daiane Daniele, que apresentou a evolução do contrato do Parque Nacional do Iguaçu e abordou a nova concessão em desenvolvimento. Ainda sobre o quadro de palestrantes, o diretor de operações da Concessionária Cataratas S/A, Adélio Demeterco, também participou falando sobre gestão e os desafios da execução do contrato.

Gestão de terminais integrados de passageiros foi o tema da segunda aula do curso. O diretor de Parcerias e Concessões da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Marcelo Sandes, palestrante do dia, falou sobre o contrato de parceira público-privada executado pelo Estado de Pernambuco para administração, manutenção e exploração comercial de áres e serviços de terminais integrados e estações de BRT da Região Metropolitana do Recife. O diretor-presidente da Metrobus, Francisco Caldas, foi o mediador da palestra, que teve também a participação do presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares.

A terceira aula do curso PPPs e Concessões teve como tema o Hospital do Subúrbio da Bahia, primeira parceria pública-privada de saúde realizada no Brasil. Camila Aguiar, diretora de operações da BAHIAINVESTE, do Governo da Bahia, falou sobre os desafios da modelagem e de todo o processo durante a implantação da Parceria Público-Privada, abordando também pontos sobre gestão de contrato. O diretor executivo da Prodal Saúde S/A, concessionária do Hospital do Subúrbio, Jorge Oliveira, foi o segundo palestrante do dia. Ele falou sobre a execução da PPP e a gestão da concessionária. Ao iniciar sua fala, o diretor ressaltou a importância da iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Goiás Parcerias, de oferecer a formação no setor de PPP e Concessões aos servidores.

O curso "PPPs e Concessões - Estudos de casos" foi a segunda formação na área oferecida pela Goiás Parcerias aos servidores do Estado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.